sábado, 26 de janeiro de 2013

Como fazer arroz (gohan) esse gohan não e qualquer e do Japão.

Bom gente tenho um pedido de uma seguidora chamada Suzanny Lima então eu disse que iria fazer a matéria com todo o prazer então não vamos ficar de papinho e vamos colocar a mão na massa
Para o arroz (gohan), você vai precisar de:
- 1 xícara de arroz

- 1 xícara de água

Lave o arroz, acrescente a água e deixe descansando por 20 minutos. Após, cozinhe até abrir fervura. Nesse momento, deixe 10 minutos em fogo baixo, e ajuste bem o fogo pra não queimar.
Apague o fogo com a panela bem tampada e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque numa vasilha grande, acrescente o molho su e mexa com cuidado com uma espátula, até esfriar. A quantidade de molho su pode variar. Vá pingando o molho aos poucos e espatulando o arroz. O arroz não pode ficar úmido demais, pois ele perde a “liga” característica desse tipo de preparo. Portanto, essa quantidade de molho é uma estimativa para essa porção de arroz. Pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos.

- 1/2 xícara de vinagre de arroz
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1/2 colher (café) de glutamato monossódico (ajinomoto)

Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até dissolver o açúcar, sem deixar ferver.

- 1 xícara de shoyo

- 1 xícara de açúcar

- 1 xícara de saquê

Misture os ingredientes e leve ao fogo. Deixe ferver até ficar em ponto de fio grosso. Alguns restaurantes servem o molho tare como um creme bem grosso, mas prefiro na textura de um caramelo mais fluido, uma calda grossa. O ponto, você decide a seu gosto. Deixe esfriar e coloque em uma bisnaga. Ele pode ser conservado em geladeira por bastante tempo.
Créditos: Cozinha pequena.

Um comentário:

  1. Eu criei um blog a pouco tempo, e acabei de receber um tag, não tenho muitos seguidores, então sai caçando blog e achei o seu, vc poderia participar, é só entrar em: http://diariodeumadonzzela.blogspot.com.br/2013/01/tag-recebido-pelo-blog-yuizinha.html, grata.

    ResponderExcluir